1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Gás sobre fogão

 

Existem várias fornecedoras de gás e eletricidade que se preparam para aumentar os preços em breve, e a maioria dos consumidores está a preparar-se para realizar mudanças… mas será que compensa?

 

A questão que muitos consumidores estão atualmente a fazer será se compensa mudar para o mercado regulado do gás natural e da eletricidade, como forma de evitar pagar mais pelos mesmos serviços, tendo em conta os aumentos que se esperam para breve.

 

No entanto, a questão sobre se realmente compensa essa tarefa pode ser mais complicada de se indicar. Enquanto que para alguns a mudança pode efetivamente resultar em valores mais baixos, para outros a diferença pode não ser sentida de todo ou pode até agravar-se.

 

Felizmente existe uma ferramenta que os consumidores podem usar para avaliar melhor as suas opções. O Simulador do próprio ERSE já se encontra disponível, e permite que os consumidores possam avaliar quais as suas melhores opções, e quais as que podem efetivamente ajudar na poupança.

 

Para quem pretenda, existem opções rápidas de simulação, com valores tendo por base o agregado familiar médio, ou poderá ser feita a simulação usando valores mais detalhados – que necessitam de ser manualmente introduzidos.

 

dados para análise da simulação

 

Com esta ferramenta, os consumidores podem analisar quais as melhores opções para cada caso, e optando assim pela escolha que lhes seja mais conveniente – tanto para analisar se compensa mudar ou não.

 

exemplo de simulação

 

De notar que a legislação em Portugal obriga a todos os comercializadores de eletricidade do mercado liberalizado a detalharem para os clientes quanto custaria aquele mesmo consumo sobre o mercado regulado. No entanto, esta informação costuma surgir em letras pequenas e de forma confusa, o que pode não ajudar alguns consumidores. No caso do gás natural, essa informação ainda não é obrigatória.

 

O simulador pode ajudar os consumidores que ainda tenham duvidas sobre qual a melhor opção, e embora não seja perfeito, ajuda numa tarefa que nem sempre seria fácil de realizar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech