
O que muitos consideram ser o "Santo Graal" da tecnologia de baterias para veículos elétricos pode estar mais perto do que se imagina. O primeiro automóvel elétrico de produção em massa a utilizar uma bateria de estado semissólido, o novo MG4, acaba de receber luz verde para ser comercializado na China, marcando um passo potencialmente transformador para a indústria.
A notícia, que está a agitar o setor, confirma que a tecnologia de baterias semissólidas está finalmente a sair dos laboratórios para chegar às estradas.
A revolução das baterias começa na China
De acordo com a publicação especializada Electrek, a variante do MG4 equipada com esta tecnologia inovadora foi incluída no mais recente lote de veículos aprovados para venda pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) esta semana. Esta aprovação é um marco crucial, pois valida a segurança e a viabilidade da tecnologia para o consumidor final.
A SAIC Motor, empresa-mãe da MG, afirma que este será o primeiro veículo elétrico de produção em massa a ser lançado globalmente com uma bateria de estado semissólido.
O que já se sabe sobre o MG4 com bateria semissólida
A principal alteração neste novo modelo reside, como esperado, na sua bateria. A tradicional bateria de lítio-fosfato de ferro (LFP), presente nas outras versões do MG4, foi substituída por uma bateria de iões de lítio à base de manganês com tecnologia semissólida. O fabrico está a cargo da Suzhou Qingtao Power Technology Co, uma empresa líder mundial no desenvolvimento de baterias de estado sólido.
Segundo os registos regulatórios, esta versão do MG4 manterá o mesmo motor elétrico de 120 kW (161 cavalos) montado na dianteira, que equipa os outros modelos da gama. Embora a autonomia, a capacidade da bateria e outros detalhes técnicos só venham a ser revelados em setembro, a expectativa é que esta nova tecnologia ofereça vantagens em termos de densidade energética, segurança e, potencialmente, velocidade de carregamento.
Entre os opcionais listados na homologação, encontram-se uma câmara de 360 graus, radares dianteiros e traseiros, tejadilho escurecido e vidros de privacidade.
As outras versões do MG4
Para contextualizar, o novo MG4 já está disponível no mercado chinês em quatro versões (Comfort, Ease, Freedom e Smart), com duas opções de bateria LFP:
42,8 kWh: Oferece uma autonomia de 437 km (ciclo CLTC).
53,9 kWh: Permite alcançar até 530 km de autonomia (ciclo CLTC).
Os preços para estas versões começam nos 73.800 yuan (cerca de 9.400 euros numa conversão direta) e vão até aos 105.800 yuan (aproximadamente 13.500 euros). É importante notar que estes valores servem apenas de referência, uma vez que os preços na Europa serão certamente diferentes devido a impostos e custos de importação.
Com 4.395 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2.750 mm, o MG4 é ligeiramente maior que concorrentes populares como o BYD Dolphin. No interior, espera-se que a versão com bateria semissólida mantenha o design moderno, centrado num ecrã de infoentretenimento flutuante de 15,6 polegadas.
A revelação completa de preços e especificações da aguardada versão com bateria de estado semissólido está agendada para setembro, com o início das entregas previsto para o final de 2025.










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