Lei Jun, o visionário fundador da Xiaomi, parece estar novamente a desafiar as expectativas. Depois de catapultar a Xiaomi para o pódio dos fabricantes de telemóveis em tempo recorde, a sua aposta no setor automóvel, a Xiaomi Motor, está a acelerar rumo à rentabilidade a uma velocidade surpreendente. Apesar das perdas iniciais, o próximo lançamento, o SUV elétrico Xiaomi YU7, poderá marcar o ponto de viragem e levar a divisão automóvel a gerar lucros já no segundo semestre de 2025.
Do investimento às primeiras luzes de rentabilidade
A Xiaomi Motor entrou em cena no final de 2023, fruto de investimentos multimilionários, mas, como esperado numa fase inicial, tem acumulado perdas. No entanto, a trajetória é animadora: as perdas diminuíram de 700 milhões de yuanes para 500 milhões de yuanes em apenas três meses, e a tendência é de contínua redução. Lei Jun estima que a segunda metade de 2025 será o período em que a Xiaomi Motor finalmente apresentará resultados financeiros positivos. Embora ainda falte algum tempo para amortizar o colossal investimento em investigação, desenvolvimento e equipamento, este seria, sem dúvida, um marco crucial para o futuro da empresa no setor.
SU7 abre caminho, YU7 SUV acelera expectativas
Apesar da feroz concorrência, tanto interna na China como a que se avizinha a nível internacional, a Xiaomi Motor tem vindo a quebrar recordes desde o seu lançamento. O sucesso começou com as reservas impressionantes do Xiaomi SU7 e continuou com números de entrega crescentes, impulsionados pela sua mega-fábrica altamente automatizada. O entusiasmo parece estar a repetir-se com as reservas para o novo Xiaomi YU7 SUV, o que, aliado a uma eficiência operacional crescente, sustenta o otimismo.
Recentemente, as ações da Xiaomi registaram uma subida de 3% na bolsa de Hong Kong, refletindo a confiança do mercado na saúde financeira da empresa. As declarações de Lei Jun sobre a iminente rentabilidade da divisão automóvel chegam num momento interessante, especialmente após a notícia de que a BYD está a reduzir os preços dos seus modelos na China, intensificando a guerra de preços com a Tesla e outros concorrentes.
Crescimento validado e futuro promissor
A confiança de Jun no crescimento contínuo da sua divisão automóvel não é isolada. Esta confiança é corroborada pela Bloomberg Intelligence, que prevê um aumento de 37% nas vendas da Xiaomi Motor no segundo trimestre deste ano. Se esta projeção se concretizar, a Xiaomi poderá entregar cerca de 84.000 unidades do Xiaomi SU7 nesse período, o que representaria um crescimento impressionante de 208% em relação à produção do mesmo período do ano anterior.
A concretizarem-se estas previsões, a Xiaomi estará no bom caminho para recuperar o investimento inicial de mais de 10 mil milhões de yuanes que marcou o arranque da sua aventura automóvel. Embora os telemóveis e os eletrodomésticos continuem a ser as principais fontes de receita da Xiaomi, o segmento automóvel está a crescer a um ritmo vertiginoso e poderá, num futuro não muito distante, tornar-se o verdadeiro motor económico da gigante tecnológica. A Xiaomi Motor não está apenas a ir bem – está a superar-se a cada dia.
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