1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Nvidia Titan X

 

Mesmo antes da Nvidia confirmar a chegada das novas placas RTX 4000, existiam rumores que davam conta que as placas mais avançadas desta linha iriam contar com características verdadeiramente “monstruosas”.

 

A RTX 4090, que foi oficialmente confirmada, conta já com um verdadeiro “peso pesado” de características gerais, com os seus 450W de TDP, 1600 dólares de preço final e 24 GB de GDDR6X a 21 Gbps.

No entanto, os rumores também indicavam que a Nvidia estaria a desenvolver uma placa que poderia ter um TDP final de quase 900W. E se tivermos em conta os recentes rumores, é possível que esse dispositivo estava realmente em desenvolvimento, como sendo a Titan Ada.

 

De acordo com o youtuber Moore's Law is Dead, a Nvidia estaria a desenvolver a Titan Ada como sendo o modelo mais avançado da linha RTX 4000. Este modelo não iria contar com os 900W que os rumores indicavam, mas teria entre 600 a 700W de TDP final, o que mesmo assim é bastante elevado.

 

A nível do tamanho, se as RTX 4000 existentes atualmente já são grandes, esta Titan seria ainda maior. Tanto que a Nvidia estaria a desenhar uma placa que iria assentar na vertical dentro das caixas, e iria contar com duas entradas de 16 pinos para a fonte de energia e iria ocupar até quatro slots.

 

No entanto, parece que a placa era de tal forma avançada que, nos testes da Nvidia, esta encontrava-se a causar o mais variado género de problemas. Existem relatos que a placa gráfica estaria a causar problemas nas fontes, como sobreaquecimentos e até as fontes propriamente ditas, a levar a falhas elétricas nos laboratórios e até mesmo a derreter componentes internos da placa ou da motherboard adjacente.

 

As necessidades energéticas da placa eram de tal forma elevadas, que a Nvidia teve mesmo de repensar completamente como a placa iria surgir no mercado – eventualmente esta optou por não a lançar juntamente com o resto da linha.

 

Isto não quer dizer que a placa não esteja em desenvolvimento, mas ainda deve demorar algum tempo até que venha a surgir no mercado. Acredita-se ainda que esta deve ser a primeira placa gráfica a chegar ao mercado com memórias GDDR7.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech