1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Docs integrações

 

O Google Docs encontra-se a preparar para receber um conjunto de novidades, que vão certamente dar ainda mais possibilidades aos utilizadores da plataforma.

 

Com a Google a investir cada vez mais no Workspace, esta pretende agora criar um sistema que seja o mais integrado possível com outras plataformas existentes na Internet. E para isso, os utilizadores vão poder dar uso de uma nova funcionalidade apelidada de “smart chips”.

 

Esta nova funcionalidade faz uso do símbolo @ para permitir, de forma rápida e simples, aceder a outras apps ou ficheiros sem sair do documento onde se encontra. Basicamente, esta nova API permite que os utilizadores possam integrar nos documentos do Google Docs conteúdos de outras plataformas, de forma consideravelmente mais simples do que era possível até agora.

 

A empresa encontra-se a trabalhar com algumas das principais parceiras para criar este novo sistema de integração, usando a API dedicada para tal. Plataformas como a Miro, Asana e Figma estão na lista da frente para conjugarem a novidade com o Google Docs.

Esta novidade pretende que os utilizadores tenham novas formas de integrar conteúdo dentro dos seus documentos, não ficando limitado apenas a conteúdos “estáticos” como texto e imagens, ou a pequenas integrações como vídeos do YouTube. No final, a ideia passa por criar um Docs mais interativo e melhor integrado, que permite facilitar a integração com outras plataformas e a partilha e acesso a dados.

 

integração do Google Docs com terceiros

 

Existem ainda novas funcionalidades para o Docs como as páginas sem bordas, que basicamente permitem ter uma página completa do Docs que pode ser usada para os mais variados fins, não se ficando limitado ao tamanho concreto da página – uma A4 por exemplo.

A ideia vai de encontro com a funcionalidade anterior, permitindo que os utilizadores possam integrar os conteúdos nos documentos e terem mais espaço para apresentar essa mesma informação, não se ficando limitado pelas bordas.

 

A empresa também parece estar focada em permitir que os programadores interessados possam criar as suas aplicações e integrações para a plataforma, tanto do Docs como todo do ecossistema do Workspace, pelo que existem agora novas APIs que podem ser usadas para esse fim – e mais devem ser apresentadas durante os próximos tempos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech