1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Smartphones sobre uma mesa

 

Quando se compra um novo smartphone, espera-se que o mesmo venha a durar algum tempo de vida. Mas o que acontece ao antigo? Para a maioria das pessoas, os smartphones antigos acabam numa gaveta perdida durante anos ou simplesmente vão para o lixo.

 

No entanto, esta tendência está agora a agravar-se, e conforme o crescimento do mercado dos smartphones tem vindo a verificar-se nos últimos anos, também o lixo eletrónico tem vindo a aumentar consideravelmente no mesmo período de tempo.

 

De acordo com um recente estudo da Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE), a celebrar o dia do E-Wast, que ocorre hoje, a 14 de Outubro, estima-se que 5.3 mil milhões de smartphones em todo o mundo venham a tornar-se lixo eletrónico apenas em 2022. Este valor tem em conta que existem atualmente mais de 16 mil milhões de smartphones ativos no mercado global.

 

Para se ter uma ideia da dimensão deste lixo, tendo como média um dispositivo com 9mm de espessura, se todos fossem colocados uns em cima dos outros iriam ter uma distância de 50.000 KM, ou cerca de vinte vezes mais alto ao que a ISS se encontra no espaço.

 

A entidade afirma que, para a grande maioria destes dispositivos, os mesmos vão acabar em gavetas perdidas durante anos, ou em garagens, ou eventualmente serão deitados para aterros.

A maioria dos dispositivos hoje em dia possuem materiais que podem ser reaproveitados, pelo que a reciclagem dos mesmos é a melhor forma de garantir que se pode preservar também o meio ambiente, dando um segundo uso a material que, eventualmente, iria ser perdido.

 

No entanto, uma grande parte destas ações de reciclagem ainda necessitam de ser feitas pelos consumidores. Mesmo que as empresas tenham programas para tal, parte de cada um realizar a reciclagem apropriada. A Samsung possui um desses programas, mas de acordo com os dados da mesma, apenas 0.0019% de todos os smartphones vendidos pela marca desde 2015 chegam efetivamente ao mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech