1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ficheiro PDF em imagem

 

Provavelmente já necessitou, pelo menos uma vez na vida, de enviar ou de receber um documento PDF, seja em contexto profissional, seja em contexto doméstico. Afinal de contas, este tipo de ficheiros é uma das conquistas mais unânimes da história da internet, tendo-se mesmo convencionado como a extensão mais segura para o envio de documentação oficial ou a partilha de ficheiros de trabalho. O mais difícil é mesmo encontrar quem nunca tenha necessitado de utilizar o PDF.

 

PDF são as iniciais de Portable Document Formato, o que traduzido para Português de forma livre dá algo como Formato de Documento Portátil. É um tipo de ficheiro que foi criado no início dos anos 90 e que permite transformar a maioria dos tipos de ficheiros num documento independente e seguro, sem perder qualidade, que pode ser aberto e lido em qualquer dispositivo ou sistema operativo, independentemente do programa em que foi gerado originalmente. Ou seja, não podia ser mais eficiente e simples de usar.

 

> O que faz o PDF tão favorável para quem usa a internet?

 

É assim fácil entender porque é o PDF um formato tão popular junto do grande público, entre profissionais e usuários ocasionais. É que, especialmente quando comparado com outras extensões, o PDF oferece uma série de vantagens e benefícios ao usuário que são difíceis de comparar. Começando logo pelo facto de o PDF ser um ficheiro comprimido, que reduz o tamanho do ficheiro, sem perder qualidade. Ou seja, isso permite diminuir ficheiros muito grandes, para que fiquem mais leves e possam ser partilhados facilmente por e-mail, por exemplo.

 

Mas não só. Outra importante vantagem é a segurança. Afinal de contas, ninguém quer que o seu trabalho seja apropriado por terceiros. O PDF permite impedir a replicação de documentos sem o seu consentimento, tendo por isso sido transformado no formato preferencial para a partilha de documentação oficial e sensível. Tudo isso de forma totalmente compatível com qualquer sistema operativo ou software, algo que pode ser extremamente aborrecido quando duas pessoas diferentes trabalham com dois programas distintos.

 

> A necessidade de converter um ficheiro PDF

Se, por um lado, uma das vantagens do ficheiro PDF é trancar a informação convertida, por outro lado, já toda a gente necessitou pelo menos uma vez na vida de editar um ficheiro desse tipo. Felizmente, surgiram já na internet poderosas ferramentas complementares, que permitem converter PDF em Word de forma simples, rápida e eficiente. É certo que para criar um PDF é mais fácil, já que existem vários programas que o fazem, mas para o processo inverso também há cada vez mais soluções online.

 

Soluções como o SodaPDF são muito intuitivas de usar, até por quem não está habitado a recorrer a este tipo de solução de ferramenta digital. É totalmente gratuito e funciona de forma exclusiva na internet, o que quer dizer que não precisa de descarregar ou instalar qualquer tipo de aplicação no seu dispositivo. Isto ajuda a otimizar os recursos, a poupar tempo e, claro, a manter os ficheiros PDF em soluções altamente eficazes no seu dia-a-dia.

 

> Como a internet modificou as nossas vidas (para melhor)

 

A internet veio provocar uma autêntica revolução silenciosas nas nossas vidas, alterando significativamente a forma como vivemos, como trabalhamos e até como consumimos. Além disso, o recente advento dos dispositivos móveis, assim como a democratização das ligações sem fios, permitiram que estivéssemos conectados quase em permanência, otimizando as nossas vidas, pessoal e profissionalmente. Os smartphones são atualmente autênticas extensões do próprio corpo humano e não admira, portanto, que já não saibamos viver sem eles.

 

Com isso, temos acesso imediato a uma série de serviços e soluções que, até há bem pouco tempo, poderiam demorar horas ou mesmo dias. Agora temos ao alcance de uma pequena má-quina portátil uma série de ferramentas que permitiram transformar o trabalho remoto, fazer da comunicação algo regular e permitir que o trabalho em equipa aconteça em tempo real, independentemente de onde esteja. E ferramentas como os ficheiros PDF são apenas um reflexo dessa otimização de recursos, permitindo poupar tempo para gastar com o que mais gostamos e rentabilizar a sua produtividade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech