A Google confirmou ter lançado uma nova atualização para os seus dispositivos Google Pixel, depois de ter sido descoberto um bug que podia levar a permitir o acesso aos sistemas bloqueados, bastando para isso trocar o cartão SIM do dispositivo.
A falha foi descoberta pelo investigador de segurança David Schütz, e tudo o que basta para ser explorada será trocar o cartão SIM do dispositivo. Por norma, o sistema pede que os utilizadores coloquem o pin de acesso ao equipamento ou a impressão digital, quando se encontra bloqueado.
No entanto, o investigador terá descoberto que, com a simples tarefa de alterar o cartão SIM do dispositivo por um que seja do controlo do atacante, e colocando o PUK e novo PIN no cartão, será o suficiente para que o sistema se desbloqueie automaticamente, dando acesso ao mesmo para o atacante.
O vídeo partilhado pelo investigador descreve exatamente como este ataque pode acontecer, e é bastante simples.
A falha foi indicada à Google, sendo que a empresa terá agora corrigido a mesma na recente atualização fornecida para o software dos dispositivos Pixel. Para quem tenha estes dispositivos, a atualização será certamente importante.
Esta falha afeta os seguintes modelos:
- Google Pixel 4a
- Google PIxel 4a 5G
- Google Pixel 5
- Google Pixel 5a
- Google Pixel 6
- Google Pixel 6 Pro
- Google Pixel 6a
- Google Pixel 7
- Google Pixel 7 Pro
Obviamente, a atualização que a Google forneceu conta ainda com as mais recentes atualizações para o Android em geral, que devem corrigir algumas falhas e bugs, bem como garantir mais estabilidade e segurança para o sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!