Se existe uma plataforma que tem vindo a ganhar com a saída de utilizadores do Twitter é, sem dúvida, o Fediverse – mais concretamente o Mastodon.
A plataforma tem vindo a verificar uma enchente de novos utilizadores, com milhares de contas diariamente criadas. E parece que a tendência não possui um final à vista, com os dados mais recentes a confirmarem um aumento drástico na atividade da rede.
Se tivermos em conta os dados mais recentes, em Outubro deste ano o fediverse contava com cerca de 5.3 milhões de utilizadores. Este valor aumentou drasticamente para os atuais 6.37 milhões um dos maiores aumentos de sempre sobre a plataforma e sem tendência para parar.
Tendo em conta o descontentamento generalizado sobre o Twitter e as novas politicas aplicadas no mesmo, será de esperar ver mais utilizadores a começarem a usar plataformas alternativas, e claramente o Mastodon é um dos principais pontos de partida para muitos.
É importante notar, no entanto, que o mastodon não é o único serviço a fazer parte do Fediverse. Existem ainda plataformas como a Diaspora, Hubzilla, Pleroma, Peertube, Misskey, Friendica e outras que também pretendem substituir alguns dos serviços que existem pela internet – e que certamente serão também um bom ponto de análise para quem tenha interesse em ver mais sobre o mundo do fediverse.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!