1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

ActivityPub Tumblr

 

O Tumblr confirmou que vai começar a suportar o protocolo ActivityPub, o mesmo protocolo que se encontra sobre a rede social alternativa do Twitter, o Mastodon e plataformas similares. Este protocolo vai permitir que os utilizadores de blogs no Tumblr possam ter acesso simplificado ao protocolo, permitindo partilhar os conteúdos mais facilmente sobre os mesmos.

 

Esta confirmação foi deixada por Matt Mullenweg, CEO da Automattic – que adquiriu a plataforma em 2019 – em resposta do mesmo a utilizadores que consideravam o Mastodon complicado de usar e gerir. Segundo o mesmo, este recomendava os utilizadores a "irem para o Tumblr", indicando que o mesmo iria começar brevemente a suportar o ActivityPub.

 

Tumblr com suporte para activityPub

 

A ideia encontra-se focada em permitir que a nova vaga de utilizadores a saírem do Twitter possam ter uma forma de partilhar os seus conteúdos mais largamente. Ou seja, o Tumblr, invés de se focar apenas numa comunidade nicho, passaria a ter os seus conteúdos consideravelmente mais abrangentes.

 

De relembrar que o protocolo do ActivityPub permite que os utilizadores possam ter as suas próprias instâncias para colocarem os conteúdos que pretendem para a rede. Isto permite, por exemplo, que qualquer utilizador na rede possa acompanhar outros utilizadores, sites ou blogs, independentemente do local onde estes se encontrem, criando uma rede social praticamente universal.

 

Isto será diferente do que se verifica nas redes sociais atualmente, onde os conteúdos são partilhados de forma limitada e apenas para os utilizadores que estão focados nessa comunidade. O ActivityPub permite abrir as portas para qualquer plataforma.

Por exemplo, com a chegada do ActivityPub ao Tumblr, os utilizadores do Mastodon podem rapidamente seguir o seu site favorito na plataforma.

 

De relembrar que, atualmente, a Automattic já possui alguma experiência com o ActivityPub, tendo em conta que na sua plataforma do WordPress inclui um pequeno plugin que é usado para este fim, e desenvolvido por um dos funcionários da entidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech