1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cartão SIM clonado

 

As autoridades em Espanha confirmaram ter detido um grupo com 55 pessoas, que terão sido responsáveis por vários crimes associados com phishing, troca de cartões SIM e derivados.

 

De acordo com o comunicado das autoridades, o grupo terá realizado várias atividades ilícitas, lesando centenas de vitimas em vários países – com foco no entanto para Espanha. O grupo era conhecido como "Black Panthers", e acredita-se que tenha roubado quase 250.000 euros a mais de 100 vitimas durante o período de vários meses.

 

Nas operações das autoridades, estas afirmam ter apreendido várias carteiras físicas de criptomoedas, 45 cartões SIM clonados, 11 smartphones, quatro portáteis e um veículo de elevada cilindrada. As autoridades afirmam ainda que o líder do grupo terá sido igualmente detido, em conjunto com os restantes 55 membros.

 

O grupo praticava sobretudo uma técnica conhecida como "SIM swapping", onde as vítimas tinham o seu cartão SIM clonado e usado para os mais variados fins. Com acesso ao número de telefone das vítimas, os criminosos usavam esse meio para realizar os mais variados roubos, contornar sistemas de autenticação em duas etapas e obter acesso a dados bancários.

Os fundos que eram roubados eram muitas vezes enviados para contas bancárias no estrangeiro, e convertidos em criptomoedas para dificultar a identificação dos mesmos.

 

Alguns dos membros do grupo terão mesmo conseguido obter dados associados com funcionários de empresas de telecomunicações. Tendo acesso a dados internos das empresas, estes eram depois usados para chegar a ainda mais vítimas e obter informações privadas.

 

O grupo foi ainda acusado de usar cartões de crédito usurpados e bilhetes de identidade vendidos na dark web para comprar diversos itens de luxo.

Todos os detidos vão agora ser acusados dos crimes, sendo que se encontram a aguardar julgamento pelas autoridades em Espanha.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech