1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Logo do TikTok sobre cores da plataforma

 

O TikTok tem vindo a ser alvo de várias criticas a nível da privacidade, sobretudo nos EUA, face à ligação entre a sua empresa mãe – a Bytedance – e o governo da China. Apesar de a empresa ter vindo a tentar melhorar a transparência, as medidas aplicadas ainda parecem insuficientes para resolver todas as questões.

 

Agora, as autoridades dos EUA pretendem que a plataforma do TikTok venha a ser inteiramente banida do pais. Membros da Câmara e do Senado nos EUA terão apresentado uma nova proposta de lei que iria impedir as empresas de redes sociais de realizarem transações com qualquer entidade na China, Rússia, Cuba, Irão, Coreia do Norte ou Venezuela.

 

A ideia passaria por evitar que dados de utilizadores dos EUA fossem enviados para entidades associadas a estes países, e pudessem ser usados para os mais variados fins. A confirmar-se, a medida pode ter grande impacto para redes sociais que tenham empresas sediadas na China, sendo que o TikTok é um dos exemplos mais referidos como sendo o foco da lei.

 

Em resposta a esta medida, o TikTok afirma que é preocupante a forma como as entidades estão a tentar bloquear a plataforma do pais, ao mesmo tempo que é indicado que esta lei não irá ajudar a melhorar a segurança nacional – um dos pontos chave para a implementação da mesma passa exatamente pelo risco para a segurança nacional destas plataformas.

 

Ao mesmo tempo, o TikTok também nega ter qualquer plano para monitorizar utilizadores dos EUA ou recolher informação privada dos mesmos para fornecer a entidades externas.

 

No entanto, ainda se desconhece se esta proposta vai realmente ser implementada ou não como lei nos EUA. No passado, Joe Biden tinha revogado várias leis de Donald Trump sobre o bloqueio da plataforma social no pais, exigindo invés disso uma revisão das leis de segurança nacional.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech