O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, deverá testemunhar perante o congresso dos EUA, derivado das políticas de privacidade da empresa e da recolha de dados que é feita dentro da aplicação. A audiência encontra-se prevista para o dia 23 de Março de 2023.
De acordo com Cathy McMorris Rodgers (R-WA), o CEO deverá apresentar mais detalhes sobre a forma como o TikTok recolhe e processa dados dos utilizadores nos EUA, bem como qual o impacto da plataforma para utilizadores menores de idade. Deve ainda fornecer informações sobre a ligação do TikTok com o governo da China.
Estas questões surgem numa altura em que a aplicação de vídeos se encontra a ser fortemente criticada derivado das suas práticas de privacidade e recolha de dados, estando mesmo sobre a mesa um potencial bloqueio da plataforma sobre os EUA – tendo em conta a segurança e privacidade dos cidadãos.
Apesar de a empresa já ter reagido no passado a todos os casos apontados sobre a possível recolha de dados da aplicação, esta será a primeira vez que o CEO da empresa vai testemunhar perante as autoridades dos EUA.
De relembrar que, em meados de Dezembro do ano passado, o TikTok e todas as suas aplicações derivadas foram bloqueados de dispositivos associados ao governo dos EUA, juntamente com todas as redes de entidades governamentais. Em causa encontra-se o receio de que a aplicação poderá recolher dados dos utilizadores para fornecer a ao governo chinês.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!