Os utilizadores que adquiriram a mais recente placa gráfica da AMD, a AMD Radeon RX 7900 XTX, acabaram por ficar dececionados a nível do arrefecimento da placa em geral.
Desde o lançamento da placa, vários utilizadores têm vindo a reportar que, independentemente da forma de arrefecimento usada, a placa parece aquecer demasiado mesmo em condições onde tal não deveria acontecer. No entanto, até agora, não existia uma clarificação clara do que estava a levar a isso.
No entanto, de acordo com o youtuber Der8auer, este decidiu colocar mãos à obra e abrir as câmaras de vapor que se encontram na estrutura da placa, e que são usadas para o arrefecimento das diferentes zonas e componentes.
As câmaras de vapor são, basicamente, o sistema de arrefecimento dos componentes da placa, e que ajudam a movimentar o calor dos componentes para o cooler principal – onde se encontram as ventoinhas. Para garantir a melhor eficiência possível neste processo, muitas placas gráficas recentes contam com um sistema composto por um circuito fechado, com pequenas gotas de água no interior, que ajuda a circular mais rapidamente o calor.
Apesar de o youtuber não ter revelado falhas sobre a construção deste sistema, o mesmo deixou claro que alguns lotes de placas gráficas da AMD podem estar com algum defeito na forma como o liquido é colocado dentro das câmaras de vapor.
Segundo Der8auer, a AMD não se encontra a colocar liquido suficiente sobre algumas placas, levando a que estas tenham um arrefecimento inadequado. No entanto, também é complicado provar este ponto, uma vez que a quantidade de liquido existente dentro deste circuito é bastante pequena, e evapora assim que o mesmo é aberto.
Até ao momento a AMD não deixou qualquer comentário, que sobre as descobertas quer sobre os problemas relatados pelos utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!