1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

PlayStation 5 com logo em destaque

 

A Sony tem vindo a lançar algumas revisões da sua PlayStation 5, que chegam com algumas melhorias a nível de arrefecimento e pequenas alterações no design interno – mesmo que a consola "base" seja idêntica. No entanto, existe um pequeno problema que pode levar a graves consequências para quem use a consola de determinada forma.

 

Ao que parece, vários utilizadores estão a relatar problemas com as suas consolas, depois de a manterem durante algum tempo na vertical, no que parece ser uma falha na produção para alguns lotes da mesma.

 

Os casos começaram a surgir nas últimas semanas, com utilizadores a indicarem que as suas consolas, de um momento para o outro, deixaram de funcionar. Uma investigação mais aprofundada revela que a falha seria comum em todas: problemas a nível da motherboard.

No entanto, a falha em questão pode não ser apenas um caso isolado, mas sim uma falha na linha de produção da Sony, e que pode afetar todos os que usem a consola na vertical.

 

O utilizador do YouTube TheCod3r, dedicado na reparação de consolas, deixou recentemente o alerta que o liquido de arrefecimento da consola pode, em certos casos, sair dos locais onde se encontra e entrar em contacto com os terminais da motherboard da consola, caso esta seja usada na vertical. Isto pode levar ao curto-circuito do sistema, e consequentemente, a falhas na consola em si.

 

A Sony, para garantir o melhor arrefecimento possível dos componentes da consola, usa um sistema de parta térmica de metal líquido. Esta garante uma maior condutividade do calor que a pasta térmica regular, mas, ao mesmo tempo, é consideravelmente mais condutivo de eletricidade.

 

 

De acordo com o Youtuber, com o uso da consola, a pasta térmica acaba por escapar do local onde se deveria encontrar, e quando a consola se encontra na vertical, isso leva a que a mesma entre em contacto com os terminais da motherboard, causando uma série de problemas.

O mesmo afirma que o problema pode partir de uma falha de construção da consola, e que eventualmente pode afetar mais modelos. Apesar de os relatos, para já, ainda serem reduzidos, existem alguns casos reportados onde a pasta térmica da consola foi considerada a origem de problemas na mesma.

 

É importante notar que a PS5 foi desenhada, segundo a Sony, para ser usada tanto na horizontal como na vertical. Mas ao mesmo tempo, esta não é a primeira vez que existem problemas na história da consola por esta ser usada na vertical.

Na era da PS2, vários utilizadores apontavam problemas de leitura dos discos na consola quando esta se encontrava na vertical, mesmo que esta tenha sido desenhada para esse uso. No entanto, neste caso, os possíveis danos são consideravelmente maiores, já que pode afetar toda a consola e o seu correto funcionamento.

 

Ao mesmo tempo, corrigir problemas relacionados com o hardware da PlayStation 5 não será algo que a maioria dos utilizadores deva realizar, tendo em conta que será um processo relativamente complicado.

 

Até ao momento a Sony não deixou qualquer confirmação de problemas por usar a consola na vertical, tanto que muitos dos seus materiais publicitários demonstram a consola a ser usada exatamente nessa posição.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech