1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Sensor de camara

 

Atualmente existem duas principais fabricantes de sensores fotográficos no mercado: a Samsung e a Sony. No entanto, é possível que nos próximos tempos venhamos a ter uma distanciação ainda maior entre as duas posições iniciais.

 

Se tivermos em conta as mais recentes informações, existe a possibilidade de uma delas vir a destacar-se bastante nos próximos tempos. Os dados mais recentes da empresa de análise do mercado Omdia, respeitante ao terceiro trimestre de 2022, a Sony e a Samsung ficaram na liderança a nível dos sensores CMOS enviados para o mercado, superando a Omnivision, Onsemi e GalaxyCore.

 

A Sony leva a vantagem, com uma participação no mercado de 51.6%. A Samsung, apesar de se encontrar em segunda posição, conta com uma quota no mercado de apenas 15.6%, o que ainda assim é superior às restantes marcas. A Omnivision, Onsemi e GalaxyCore tiveram uma percentagem de participação, respetivamente, de 9,7%, 7,0% e 4,0%.

 

No caso dos sensores da Samsung, a empresa registou cerca de 740 milhões de dólares em vendas de sensores durante o final de 2022, o que representa uma queda face aos trimestres anteriores, onde a empresa atingiu cerca de 800 milhões de dólares.

Isto pode antever também o futuro dos mesmos, que durante os próximos meses podem vir a registar ainda mais quedas. Por sua vez, a Sony tem vindo a aumentar a sua participação, e pode vir a destacar-se ainda mais no futuro.

 

Em parte, um dos motivos de sucesso da Sony junta-se ao facto de ter criado acordos com algumas das maiores fabricantes de smartphones, como é o caso da Xiaomi. Isto faz com que a empresa tenha a capacidade de produzir os sensores para vários dispositivos recentes no mercado, e que se focam sobretudo na qualidade.

Se olharmos para 2021, a queda é ainda mais expressiva para a Samsung. Na altura, a empresa detinha 29% da quota do mercado dos sensores CMOS, com a Sony a atingir os 46%. Os valores têm vindo a alterar-se consideravelmente desde então.

 

Outra vantagem para a Sony deverá encontrar-se no facto de ser a mesma a fornecer os sensores que também vão estar presentes na futura linha do iPhone 15 da Apple, o que pode voltar a dar uma vantagem para a marca no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech