1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Yandex logo da plataforma

 

A plataforma do Yandex é considerada como o motor de pesquisa alternativo ao Google para a Rússia, sendo bastante popular no pais. No entanto, recentemente surgiram relatos que o código fonte do sistema de pesquisa da empresa pode ter sido comprometido.

 

Recentemente alguém colocou links, sobre um portal da dark web, do alegado código fonte do sistema de pesquisa da Yandex. O utilizador alega ter mais de 44GB de código fonte da entidade, sendo que este indica que terá sido recolhido num ataque a sistemas internos da entidade, feito em Julho de 2022.

 

De acordo com o investigador de segurança Arseniy Shestakov, que analisou os ficheiros, estes parecem conter bastante informação, mas sem detalhes ao que se referem em concreto. Além disso, como curiosidade, todos os ficheiros parecem conter a data de última modificação a 24 de Fevereiro de 2022, um dia antes das forças militares russas avançarem com a invasão da Ucrânia.

 

código fonte da Yandex

 

Caso o código se venha a revelar como legitimo, este pode apresentar graves problemas para a entidade. Este código pode permitir que terceiros criem ferramentas para contornar alguns sistemas de proteção do motor de pesquisa, ou até podem ser descobertas falhas que poderão levar a ainda mais ataques.

 

De acordo com Shestakov, o código fonte à venda inclui não apenas o respeitante ao sistema de pesquisa da Yandex, mas também de vários dos seus serviços, incluindo do Yandex Mail, Maps, o assistente virtual "Alice", Yandex Pay, entre outros.

No entanto, o investigador aponta que, para já, não foram descobertos detalhes de clientes ou de funcionários da empresa por entre os ficheiros.

 

Em comunicado, a empresa reconheceu o leak, mas que ainda se encontra a realizar as investigações do mesmo, de forma a analisar o que poderá ter sido obtido dos seus sistemas. No entanto, a empresa afirma não ter sido diretamente atacada, e que o código existente encontra-se bastante desatualizado face ao atualmente em produção – e pode nem corresponder a todo o código fonte.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech