1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Intel sobre glitch

 

A Intel pode ter sido a mais recente vítima de um ataque, na qual terão sido roubadas informações sensíveis da empresa, nomeadamente o código fonte do ecossistema de processadores da mesma, nas suas gerações mais recentes.

 

O caso foi inicialmente partilhado pela conta do Twitter “VX-Underground”, que indicou a possibilidade de os atacantes terem roubado 5.86 GB de dados associados com a BIOS/UEFI dos processadores Alder Lake da Intel.

 

Estes dados teriam sido alojados na plataforma do GitHub, de forma a serem mais tarde partilhados sobre o portal 4chan. A forma como o conteúdo foi partilhado é certamente invulgar, uma vez que, neste género de ataques, normalmente não são usadas plataformas onde os conteúdos podem ser rapidamente identificados e removidos, e tão pouco essa informação é partilhada em locais como o 4chan.

 

mensagem a validar roubo de dados da Intel

 

Os dados teriam sido publicados a 30 de Setembro, mas apenas durante o dia de ontem foram descobertos pelos investigadores. É importante notar que a veracidade dos dados ainda não foi confirmada, sendo que alguns investigadores encontram-se a analisar os mesmos para validarem se são realmente da Intel.

 

Da mesma forma, ainda não é possível confirmar se os dados terão sido roubados diretamente da Intel ou de algum fabricante que faça uso dos mesmos para a construção dos seus componentes.

 

Do que se sabe até ao momento, o código fonte aparenta dizer respeito ao sistema da UEFI da série 600 de chipsets, os mesmos que se encontra para a 12ª geração de processadores da Intel. Ainda não é possível determinar se a informação agora divulgada conta com dados sensíveis ou que podem ser usados para ataques, mas certamente que pode conter informação útil para utilizadores maliciosos contornarem algumas medidas de segurança.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech