O popular Kaspersky Anti-Vírus teve seu código fonte distribuído livremente na Internet. De acordo com a descrição do download, o código vazado é de uma versão antiga do Kaspersky 8.0 (ou 2009). O material já era comercializado no mercado negro desde 2008, mas só recentemente foi semeado em sites de partilha de ficheiros.
O responsável pelo acto e comercialização do código fonte é um ex-funcionário da empresa na Rússia, que foi condenado a três anos de prisão por roubo de propriedade intelectual.
O código que caiu na rede, obviamente, revela detalhes dos mecanismos anti-vírus, anti-phishing, anti-spam, entre outros módulos importantes de defesa do programa que detém cerca de 5% do mercado. Sem dúvida alguma, trata-se de um bem bastante valioso e capaz de inspirar muitos programadores de malwares e outros softwares maliciosos.
Entretanto, de acordo com a Kaspersky, não há com o que se preocupar. A empresa afirma que o código vazado é de apenas parte do programa e que já tem mais de três anos, ou seja, a maioria dos núcleos foram actualizados ou reescritos.
Fonte: Guia do PC