1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Grok

 

Elon Musk tinha prometido que iria tornar o código fonte do Grok aberto para todos, e agora, essa promessa foi realizada, com a publicação do mesmo no GitHub. No entanto, embora os utilizadores tenham acesso ao código fonte do Grok, não foi partilhado detalhes sobre os modelos de treino da empresa.

 

A partir do seu blog, a xAI afirma que o modelo do Grok não foi adaptado para uma aplicação em particular, sendo que a empresa sublinha que foi treinado usando modelos personalizados, mas não deixou detalhes da informação que terá sido usada e recolhida para tal. Embora o código fonte base do Grok permita ver um pouco de como o sistema funciona, sem a informação usada pelos modelos de IA é pouco útil.

 

De notar que o Grok não é o único sistema de IA que se encontra em formato aberto do código, sendo que plataformas como o LLaMa, Mistral, Falcon, entre outros, também o realizam. Em fevereiro deste ano, a Google também revelou dois modelos open source de IA, o Gemma2B e Gemma7B.

 

Apesar disso, o código fonte do Grok agora revelado pode ajudar algumas entidades a criarem soluções personalizadas para os seus sistemas, adaptando o mesmo para criar respostas mais consistentes.

 

De relembrar que Elon Musk encontra-se atualmente numa batalha legal com a OpenAI, alegando que a empresa violou os termos do seu contrato ao deixar de se focar em lucros invés de manter o formato de uma organização sem fins lucrativos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech