1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows logo do sistema

 

Não é segredo que o Windows tem vindo a recolher cada vez mais informações dos utilizadores e dos sistemas onde se encontra ao longo dos anos. Se o Windows 7 era um sistema relativamente "limpo" no que respeita a tracking, o Windows 10 veio alterar isso – e ainda mais sobre o Windows 11.

 

Existem mesmo guias dedicados para ajudar os utilizadores a minimizar o número de dados que o sistema recolhe dos mesmos, mas mesmo que tais sejam seguidos, é impossível bloquear completamente essa recolha.

No entanto, o canal do YouTube The PC Security Channel,recentemente realizou uma comparação sobre o que o Windows tem vindo a evoluir relativamente ao envio de dados para a Microsoft.

 

Na comparação entrou o Windows 11, a versão mais recente do Windows, e o Windows XP, que a empresa já deixou de suportar mas ainda é considerado por muitos como uma das melhores versões do Windows de sempre.

 

O canal do YouTube decidiu comparar exatamente o número de pedidos para sistemas da Microsoft que o Windows XP e o Windows 11 fazem logo após a instalação, num sistema "limpo". E no que não deve ser surpresa para ninguém, o Windows 11 recebe o troféu pelos piores motivos.

 

Usando a aplicação Wireshark, é possível verificar as ligações que cada sistema realiza, e logo à partida, o Windows 11 envia uma quantidade elevada de pedidos apenas para validar informações do sistema e dos utilizadores - como a localização e outros dados. A análise dos dados aponta que o sistema realiza centenas de pedidos para servidores que pouco mais servem do que ser usados para fins de publicidade.

 

 

Em contrapartida, o Windows XP apenas realiza alguns pedidos para sistemas de atualização da Microsoft, e pouco mais. Não existe qualquer género de pedido enviado para sistemas de tracking online, seja da Microsoft ou de empresas como a Google.

 

No entanto, este aumento de pedidos também pode ser derivado da própria evolução do Windows e da Internet ao longo dos anos. Na altura que o Windows XP foi lançado, a internet ainda era algo raro de se encontrar em todos os lares – e portanto, o sistema não contava com tantas funcionalidades voltadas para a vertente online.

 

Já o Windows 11 foi criado numa era completamente diferente, e muitas das funcionalidades do mesmo agora requerem a ligação à internet para simplesmente funcionarem. O próprio sistema operativo evoluir para ser consideravelmente mais ligado ao mundo exterior do que o Windows XP, mesmo que isso indique que mais informação seja enviada para entidades terceiras e para sistemas de tracking online – à custa da privacidade dos utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech