1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android 14

 

A Google encontra-se a disponibilizar o novo Android 14 Developer Preview 2, a segunda atualização da nova versão do Android – que de momento ainda se encontra em testes. Esta nova versão chega com um conjunto de melhorias, mas uma será focada na privacidade e segurança.

 

A versão Developer Preview 2 do Android 14 chega com uma nova API, que pode ser integrada nas aplicações, e que previne que os utilizadores ou apps de terceiros possam realizar a captura de conteúdos dentro da aplicação. Apesar de esta funcionalidade já se encontrar nas versões atuais do Android, nesta atualização espera-se que esteja ainda mais integrada com os sistemas.

 

Como se encontra mais integrada no Android, esta proteção deverá também ser mais difícil de contornar – obviamente, não impede que dispositivos de terceiros capturem diretamente o ecrã, mas pelo menos deve impedir essa tarefa diretamente pelo sistema operativo.

 

Outras novidades encontram-se relacionadas com a privacidade, sendo agora possível os utilizadores escolherem a que pastas de fotos uma determinada aplicação possui acesso e durante quanto tempo. Esta funcionalidade pode ser particularmente útil para apps de rede sociais, onde os utilizadores podem evitar que as mesmas recolham fotos sem autorização – limitando o acesso apenas quando realmente se necessita.

 

Além disso, esta versão chega ainda com várias correções e otimizações em geral para o sistema, nomeadamente com a correção de alguns bugs que chegaram na primeira atualização do sistema. Entre estas encontram-se melhorias a nível do suporte de dispositivos dobráveis, uma tendência que a Google parece estar a focar-se para o Android 14.

 

De notar, no entanto, que o Android 14 ainda se encontra numa fase inicial de desenvolvimento, e a versão atualmente disponível encontra-se focada sobretudo para programadores e quem pretenda obter acesso a todas as mais recentes novidades – mas longe de ficar como versão estável para uso no dia a dia. É possível que a Google venha a revelar mais detalhes sobre o Android 14 durante o evento Google I/O, que a empresa confirmou também hoje que vai realizar-se no dia 10 de Maio.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech