1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11 com fundo de codigo

 

Recentemente foi descoberta uma falha sobre dispositivos Pixel da Google, onde capturas de ecrã que tenham sido feitas nos dispositivos, quando recortadas usando o software da empresa, poderiam ainda manter dados do conteúdo original.

 

A falha, apelidada de "acropalypse", poderia permitir que conteúdos removidos de capturas de ecrã pudessem ser restaurados, potencialmente comprometendo informação sensível e levantando problemas de privacidade caso essas imagens sejam partilhadas em meios públicos, como redes sociais.

 

No entanto, parece que a falha não afeta apenas conteúdos editados em dispositivos Pixel. Recentemente foi descoberto que a mesma falha pode também afetar imagens que tenham sido editadas usando a ferramenta de recorte do Windows 11.

De acordo com o engenheiro de software Chris Blume, a Ferramenta de Recorte do Windows 11 também se encontra vulnerável ao "acropalypse", onde o conteúdo da imagem original pode permanecer mesmo depois de a imagem ser "recortada".

 

Basicamente, a ferramenta do Windows encontra-se a manter os dados da imagem original inalterados, e apenas os "oculta" de serem vistos. No entanto, com recurso às ferramentas certas, é possível restaurar essa informação e revelar dados que poderiam não ser pretendidos para o conhecimento público.

 

Esta falha foi também confirmada pelo especialista em vulnerabilidades Will Dormann, que indicou a existência do problema. A imagem original e a imagem recortada possuem, em muitos casos, o mesmo tamanho, apesar de serem imagens consideravelmente mais pequenas.

 

imagem da falha em funcionamento

 

De momento a falha não possui um script que seja facilmente usado para restaurar os conteúdos originais, ao contrário do que acontece com a falha do Pixel. No entanto, este pode ser rapidamente criado e distribuído. Os testes que foram feitos até ao momento parecem indicar que apenas uma parte da imagem pode ser recuperada, mas ainda assim será consideravelmente mais conteúdo do que aquele originalmente pretendido – e que o utilizador tinha "recortado".

 

Tal como acontece com as capturas de ecrã dos dispositivos Pixel, esta falha também pode permitir que conteúdos sejam potencialmente vistos que não seria o pretendido. Até ao momento a Microsoft não lançou qualquer comentário relativamente a este problema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech