A Microsoft encontra-se a disponibilizar um conjunto de atualizações de emergência para o Windows, no sentido de resolver uma falha conhecida como "aCropalypse". Esta falha afeta o editor de fotos do Windows, e mais concretamente, a Ferramenta de Recorte do sistema.
Quando os utilizadores usam esta funcionalidade do Windows para capturarem conteúdos do ecrã, e editam diretamente a foto, a aplicação de edição não elimina os dados das áreas recortadas – deixando os mesmo na imagem original. Isso permite que esses conteúdos sejam revelados, potencialmente expondo dados sensíveis.
A Microsoft começou a testar a correção da falha no inicio desta semana, mas apenas agora a versão final da Ferramenta de Recorte do Windows se encontra a ser fornecida, sendo que a mais recente versão conta já com a atualização para este bug.
Sobre a nova versão, as imagens recortadas eliminam efetivamente os dados que sejam recortados, invés de simplesmente os "ocultarem", evitando o problema. No entanto, isso não impede que conteúdos capturados anteriormente estejam vulneráveis ao ataque.
Os utilizadores que usem esta ferramenta são aconselhados a atualizarem para a versão mais recente, a partir da Microsoft Store. Esta ainda pode demorar algumas horas a chegar a todos os sistemas, portanto caso não a verifique de imediato, tente novamente mais tarde.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!