1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

OpenAI em smartphone sob computador

 

Elon Musk tem vindo a demonstrar-se como um forte opositor das tecnologias de IA, sobretudo de plataformas como o ChatGPT da OpenAI. No entanto, antes disso, Musk terá tentar adquirir a empresa que agora coloca o ChatGPT para o mundo.

 

De acordo com o portal Semafor, Elon Musk terá tentado adquirir a OpenAI em 2018, mas a compra acabaria por falhar para o empresário. De relembrar que Musk fazia parte do grupo que, em 2015, fundou a empresa ainda no estatuto de ser sem fins comerciais.

 

Em 2018, no entanto, Musk demonstrava-se preocupado em como a OpenAI se encontrava consideravelmente atrás da Google na "guerra" para com a IA. Com isto, Musk terá feito a proposta de adquirir a OpenAI para a gerir em seu nome, mas esta terá sido rejeitada pelos fundadores da empresa - Sam Altman e Greg Brockman, que ambos ainda se encontram na mesma.

 

Eventualmente, no mesmo ano, Musk viria a deixar o seu cargo dentro da OpenIA, citando o conflito de interesses com a Tesla. No entanto, antes da sua saída, o empresário terá pago apenas 100 milhões de dólares de um acordo feito anteriormente na entidade, quando o mesmo se encontrava no valor de mil milhões.

Esta falha na promessa de Musk terá deixado a OpenAI em sérios problemas financeiros, em parte derivado dos elevados custos financeiros para desenvolver os sistemas de IA que a empresa estaria a criar na altura.

 

Em 2019, a empresa mudou o seu estatuto para se tornar uma empresa final com estatuto comercial, de forma a poder obter fundos para continuar o desenvolvimento das suas tecnologias.

 

Eventualmente, a empresa viria a receber financiamentos por parte da Microsoft, que ajudaram a entidade a tornar-se o que é hoje, e a desenvolver os seus sistemas. Atualmente, a empresa continua a desenvolver as suas tecnologias, tendo recentemente revelado o novo modelo de linguagem GPT-4.

 

De notar que Musk, ao longo dos últimos meses, tem vindo a demonstrar-se contra o uso de algumas tecnologias de IA, ao mesmo tempo que condena a mudança de funcionamento da OpenAI nos últimos anos. Em parte, Musk critica o facto da OpenAI ter vindo a tornar-se cada vez mais fechada, e sobre o controlo da Microsoft, focando-se sobretudo no dinheiro.

 

Curiosamente, esta mesma ideia é o que Musk se encontra a aplicar sobre o Twitter, que apesar de todas as ideias do mesmo para a abertura da plataforma, ainda se encontra cada vez mais a reforçar nas subscrições e pagamentos como forma de obter financiamento para a plataforma social.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech