1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google VPN

 

A Google começou recentemente a fornecer o acesso ao serviço de VPN da empresa para todos os planos dentro do Google One. Esta medida certamente que pode parecer benéfica para quem tenha os planos pagos da empresa, mas ao mesmo tempo, também deve ser tida em conta para quem considere este serviço como "seguro".

 

Apesar de uma VPN poder ajudar os utilizadores a garantirem algumas privacidade online, existem alguns pontos a ter em consideração na altura de escolher a mesma. Em parte porque nem todas as VPNs são iguais, e deve-se pensar bem de qual se pretende aceder antes de começar a enviar dados sensíveis pela mesma.

 

A VPN da Google One permite aos utilizadores terem acesso a um conjunto de camadas adicionais de segurança, para quando estes necessitam de aceder a partir de redes publicas. Mas ao mesmo tempo, deve-se ter em conta todas as limitações e possíveis impactos a nível da privacidade.

 

A Google afirma que não recolhe dados de utilização da VPN dos utilizadores, para além de alguns dados estatísticos associados com o uso da própria VPN. Mas ao mesmo tempo, deve-se ter em conta que o serviço continua a usar a infraestrutura da empresa, e como tal, todos os dados continuam a passar eventualmente para sua plataforma.

 

Além disso, a VPN que a empresa fornece é relativamente simples. Esta apenas permite garantir uma certa segurança na transmissão de dados, mas não permite que os utilizadores possam ter características como as de escolher os servidores de origem da VPN – algo que é bastante útil para quem procura realmente usar um destes serviços.

Os sites finais podem não conhecer o IP do utilizador, mas certamente que sabem de onde o mesmo se encontra localizado, uma vez que a Google escolher automaticamente servidores que estejam perto da localização de cada utilizador – para fornecer o melhor desempenho possível no tráfego.

 

Por fim, a VPN do Google One, atualmente, apenas se encontra numa pequena lista de países. Em Portugal, a plataforma ainda não se encontra disponível e não existem previsões de quando o irá estar. Apesar de utilizadores ainda conseguirem usar o Google One, o acesso à VPN encontra-se fora da lista de possibilidades.

 

Com isto em conta, mesmo que estivesse disponível em Portugal, talvez a escolha da mesma para garantir mais privacidade e segurança não seja das melhores, ainda mais tendo em conta as alternativas que existem no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech