Um conjunto de eurodeputados, responsáveis por criarem a futura lei sobre a Inteligência Artificial e a sua regulamentação nos mercados globais, apelaram no início desta semana para que fosse criada uma cimeira internacional, de forma a regulamentar sistemas como o ChatGPT.
O apelo foi deixado para a presidente da Comissão Europeia e o presidente dos EUA, como forma de ser criada uma cimeira com o objetivo de criar regras internacionais na forma como as tecnologias de IA podem ser implementadas.
No total, 12 eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE), Social-Democratas, Conservadores Europeus, Liberais e Verdes apelaram para a criação desta cimeira, com a incentivação da criação de regras que possam estabelecer como as tecnologias de IA são usadas no mercado, mas também criadas pelas empresas.
Os deputados alertam ainda que a tecnologia tem vindo a avançar consideravelmente nos últimos meses, e que é necessário que as leis acompanhem essa evolução.
De relembrar que, de forma recente, foi também proposta uma carta aberta para que as empresas de desenvolvimento de tecnologias parem o desenvolvimento de futuros modelos avançados de IA por um período de seis meses, como forma de permitir que o mercado se adapte a esta nova realidade. Esta carta foi assinada por alguns nomes de peso nos mercados globais, como é o caso de Elon Musk.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!