1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google com chave perto do logo

 

A Google encontra-se a começar a disponibilizar suporte para passkeys em todas as contas da empresa, permitindo que os utilizadores tenham uma forma adicional de realizar o login, sem terem de usar senhas ou outros métodos de login.

 

De acordo com a empresa, o suporte a passkeys vai começar a ser adicionado a todos os dispositivos onde a empresa tenha uma aplicação, e para todos os utilizadores que tenham contas da Google. Estas passkeys encontram-se associadas com cada dispositivo, e são desbloqueadas pelos métodos tradicionais – PIN, reconhecimento facial ou outros meios de identificação biométrica.

 

As passkeys fornecem também mais segurança para os utilizadores, uma vez que dispensam o uso de senhas diretamente. Ou seja, nas plataformas que as suportam, os utilizadores podem realizar o login nas mesmas sem terem de usar senhas.

Na eventualidade de a entidade ser alvo de um ataque, não existem dados que possam ser roubados relativos a passwords. Ao mesmo tempo, também reduzem a necessidade dos utilizadores lembrarem-se de senhas diversas ou de usarem gestores de senhas diferentes, uma vez que estão associadas com os próprios dispositivos.

 

funcionamento das passkeys da google

 

A chave privada da passkey encontra-se diretamente nos dispositivos dos utilizadores, portanto apenas estes podem usar a chave para acederem às suas contas nas plataformas online. Ao mesmo tempo, isto garante que é o utilizador a realizar o login na plataforma, e não terceiros.

 

Os únicos dados que são partilhados com a Google, no processo de autenticação, será a chave publica do dispositivo e a assinatura da mesma. Nenhuma informação biométrica é diretamente enviada para a empresa ou para outras entidades – a chave privada permanece nos dispositivos de forma fixa e segura.

Os utilizadores podem configurar a Chave de Acesso (Passkey) nas suas contas da Google, via este link.

 

Por fim, as passkeys vão encontrar-se sincronizadas diretamente na cloud da Google. Portanto, estas encontram-se seguras mesmo que os utilizadores percam os dispositivos ou alterem o mesmo - além de que continuam a ficar disponíveis outros métodos de login tradicionais para as contas da empresa.

 

As novidades devem começar a ficar disponíveis para todos os utilizadores a partir de hoje.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech