1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

dashlane passkeys

 

O gestor de senhas Dashlane encontra-se a lançar uma nova funcionalidade focada para futuras versões do Android, mas que certamente vai ajudar no dia a dia dos utilizadores. A aplicação começará a permitir a criação, armazenamento e sincronização de passkeys diretamente dos dispositivos, desde que estes tenham a versão mais recente do Android 14.

 

Esta novidade encontra-se disponível na mais recente versão da app do Dashlane, e será focada para a futura versão do Android 14, que conta com a capacidade de realizar a sincronização segura destes dados. De notar que o Android 14 ainda se encontra em formato Developer Preview, portanto não existe para já uma versão estável do sistema.

 

Uma passkey trata-se de um novo sistema de autenticação, sem senhas diretas, e que será um novo padrão da FIDO que se encontra a ser cada vez mais adotado em várias plataformas. A ideia será fornecer um meio de login mais seguro e evitar os roubos de senhas das contas dos utilizadores – este sistema usa os próprios dispositivos para autenticação, e não uma senha convencional para a tarefa.

 

A Apple, Google e Microsoft começam a adotar esta nova tecnologia sobre os seus sistemas operativos, e espera-se que, no futuro, comece a ser usada em cada vez mais serviços, para substituir os tradicionais sistemas de login via senha.

 

Até agora, apps de terceiros não poderiam aceder diretamente às passkeys nos sistemas, mas felizmente isso encontra-se agora a mudar, e o Android 14 será um dos primeiros sistemas a suportar esta tecnologia nativamente, com APIs que permitem sincronizar as passkeys entre diferentes dispositivos. A Dashlane encontra-se a tirar proveito disso mesmo para integrar a tecnologia no seu Gestor de Senhas, permitindo que, no futuro, os utilizadores do Android 14 possam sincronizar diretamente os dados.

 

Os utilizadores que se encontrem sobre a mais recente versão do Android 14 Developer Preview já poderão testar a novidade sobre o Dashlane, que deve ficar disponível também na versão mais recente da app. Infelizmente esta novidade apenas deverá encontrar-se disponível para quem tenha também a versão mais recente do Android 14 nos seus dispositivos, que infelizmente pode deixar alguns utilizadores de fora da lista.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech