A Microsoft encontra-se a testar algumas mudanças para a WebAuthn API, uma ferramenta usada no Windows para permitir o suporte a passkeys por parte de aplicações de terceiros. Este sistema é bastante usado por alguns gestores de senhas que começam a integrar suporte para passkeys dentro do Windows.
A Microsoft indica que tem vindo a trabalhar com algumas entidades no campo, como a 1Password, Bitwarden e outras, desde o inicio de Outubro, no sentido de facilitar a integração de suporte para passkeys de forma nativa no Windows. A ideia será criar um sistema onde os utilizadores tenham uma forma segura de usar as passkeys e de integrar as mesmas no sistema operativo.
De relembrar que as passkeys fornecem uma forma consideravelmente mais segura de aceder a contas, deixando de lado a necessidade de senhas, e usando invés disso a autenticação biométrica.
Em breve, os utilizadores do Windows poderão selecionar outros fornecedores de passkeys para além do fornecido diretamente no Windows. Desta forma, os utilizadores podem usar gestores de senhas como o Bitwarden e 1Password para armazenarem as suas passkeys nas plataformas suportadas.
Os pedidos feitos dentro do sistema para o WebAuthn serão direcionados para as respetivas aplicações, conforme esteja configurado no sistema. Estas novidades devem começar a chegar aos utilizadores do Windows 11 no programa Insider, mais concretamente no canal Beta do mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!