Depois de uma longa lista de críticas e controvérsia, a Microsoft confirmou que vai começar a disponibilizar a funcionalidade Recall para os utilizadores do Windows 11, em sistemas Copilot+.
Esta novidade vai começar a chegar aos utilizadores dentro do Windows Insider, que estejam no canal Dev, durante os próximos dias. De relembrar que o Recall foi anunciado pela Microsoft em Junho, e basicamente, será um sistema que se lembra de todas as atividades feitas pelo utilizador dentro do Windows.
Isto permite que os utilizadores tenham acesso a uma linha de tempo, onde IA é usada para indicar pontos chave e analisar as atividades feitas no computador. Esta novidade vai chegar apenas para sistemas Copilot+, que possuem os mais recentes processadores Snapdragon da Qualcomm.
Como seria de esperar, quando foi oficialmente revelada, a funcionalidade levantou várias questões relativamente à privacidade de dados e segurança dos mesmos, tanto que a Microsoft foi obrigada a adiar o seu lançamento – para tentar resolver alguns dos problemas. A empresa garante que todos os dados recolhidos pelo Recall permanecem apenas guardados de forma local, e nunca são enviados para sistemas externos.
Ainda assim, este foi alvo de duras críticas na forma como pode ser recolhida informação potencialmente sensível do sistema e dos utilizadores. Ao mesmo tempo, a Microsoft indica ainda que o Recall conta com sistemas que, em caso do sistema ser comprometido, bloqueia o acesso ao mesmo por malware. Desta forma, se for identificado tentativas de acesso aos dados do Recall, mesmo que de forma local, a informação encontra-se protegida – pelo menos segundo a empresa garante.
Depois de ter feito alguns ajustes, incluindo torna a funcionalidade inteiramente opcional e que pode ser removida por completo, esta chega agora no Windows 11, primeiro para quem esteja no canal Dev do programa Insider do Windows.
Depois de instalarem a atualização, os utilizadores serão obrigados a responder se pretendem ativar a funcionalidade, e caso aceitem, necessitam de validar que o Windows Hello encontra-se a funcionar corretamente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!