Depois de uma longa lista de alterações, e críticas, por parte da comunidade, a Microsoft encontra-se agora preparada para lançar uma das suas novas funcionalidades de Inteligência Artificial para o Windows 11.
Os utilizadores que tenham dispositivos Copilot+ podem agora aceder ao Recall, Click to Do e à Pesquisa do Windows com melhorias de IA. Estas novas funcionalidades foram agora confirmadas pela empresa como as grandes novidades da atualização do Windows 11.
Para quem se recorda, a Microsoft tentou lançar o Recall em meados de 2024, mas a empresa foi forçada a suspender esses planos, depois de uma onda de críticas por parte dos utilizadores. Em causa encontravam-se preocupações a nível da privacidade e até segurança desta funcionalidade, que poderia abrir portas para novas formas de ataques,
O Recall regista tudo o que os utilizadores realizam no sistema, para ser mais simples de se encontrar tarefas que foram realizadas no passado, com a ajuda de IA. Depois das críticas, a Microsoft suspendeu o lançamento da funcionalidade, embora a tenha recentemente lançado para o programa Insider.
Agora, esta parece preparada para finalmente chegar a um maior número de utilizadores, com a mais recente atualização disponível para o canal estável do sistema operativo. A Microsoft sublinha ainda que todas as melhorias que foram feitas ao sistema tornam o mesmo mais seguro e fiável para uso por parte de qualquer pessoa – embora a mesma ainda seja uma função inteiramente opcional, que não será ativada por padrão.
Além disso, todos os dados que são recolhidos pelo Recall apenas permanecem armazenados de forma local, e em nenhum momento os mesmos são enviados para os servidores da Microsoft, nem a empresa possui acesso aos mesmos. Foram ainda aplicadas medidas de segurança para prevenir que malware possa aceder a esses dados.
Além do Recall, os utilizadores em sistemas Copilot+ podem ainda aceder ao novo “Click to Do”. Esta funcionalidade permite rapidamente realizar tarefas diretamente no sistema, com a ajuda de IA. Por exemplo, os utilizadores podem selecionar um pedaço de texto para, através de um menu de atalho, rapidamente reformularem a escrita ou corrigirem erros com ajuda de IA do Copilot.
Por fim, foram ainda feitas melhorias para a pesquisa do Windows, que agora vai contar com suporte para IA, de forma a ajudar a encontrar os ficheiros que realmente se pretendem e mais rapidamente. Os utilizadores podem usar a nova pesquisa para, usando uma linguagem natural, poderem encontrar os conteúdos que realmente pretendem dos seus sistemas.
Por agora, todas as novidades que foram reveladas pela empresa para o Windows 11 focam-se apenas em PCs que tenham a certificação Copilot+, tendo em conta que necessitam que certas tarefas de IA sejam processadas de forma local. Não é esperado que as mesmas venham a chegar a outros sistemas sem esta certificação.
Por fim, estas funcionalidades também não se encontram disponíveis em sistemas que estejam dentro da zona europeia, derivado das regras mais apertadas de privacidade e da recolha de dados que pode ser realizada pela mesma. Eventualmente a Microsoft espera abranger também esta região.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!