1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows DNS https

 

A Microsoft anunciou que possui planos de integrar uma nova funcionalidade no Windows que, para os mais conservadores da privacidade online, será sem duvida bem vinda.

 

De acordo com a publicação da empresa, o Windows 10 poderá brevemente receber suporte nativo ao DNS over HTTPS, o que permitirá encriptar as ligações DNS realizadas a partir do sistema de forma nativa.

Até agora esta funcionalidade era possível de ativar manualmente em alguns navegadores ou routers, mas com a chegada por padrão ao Windows irá permitir que todos os pedidos DNS sejam encriptados antes de serem enviados para a Internet.

 

Esta medida evita que terceiros possam utilizar os pedidos DNS como forma de verificar quais os sites visitados pelos utilizadores, garantindo assim mais privacidade e segurança.

A empresa acredita que, com a implementação do DNS over HTTPS, os utilizadores terão acesso a uma internet mais segura e privada. No entanto são também deixadas ressalvas sobre esta implementação, a qual não deve ser feita de imediato em todos os sistemas.

 

A empresa espera começar os testes nas próximas versões do Windows, mas ainda deverá demorar algum tempo até que seja implementada de forma nativa no Windows. Atualmente existem vários servidores DNS públicos que suportam o DNS over HTTPS por padrão – como é o caso do Cloudflare DNS e Google DNS. No futuro, se o Windows verificar que se encontra a ser utilizado um servidor DNS com suporte a encriptação, esta funcionalidade irá ser ativada por padrão.

 

Obviamente, os administradores de sistemas em ambientes empresariais e de servidores ainda terão a capacidade de controlar se pretendem a funcionalidade ativada ou não, tendo em conta que a mesma pode influenciar alguns sistemas de proteção ou gestão de redes locais.

 

Seja como for, a medida é certamente bem vinda para quem pretenda mais privacidade na navegação da Internet, e não tenha conhecimentos mais avançados para ativar a funcionalidade em routers ou através de alterações complicadas no sistema.

Até ao momento ainda se desconhece quando a funcionalidade irá começar a chegar nas versões do Windows Insider.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech