Desde que Elon Musk entrou para o Twitter, um dos focos de alterações do mesmo encontra-se sobre o Twitter Blue. Musk olha para este serviço de subscrição como algo para o futuro da plataforma, e incentiva os utilizadores para o mesmo.
No entanto, se tivermos em conta os dados mais recentes, apesar de existir algum interesse sobre este plano de subscrição, ao mesmo tempo, existem também cada vez mais utilizadores a deixarem de usar o mesmo após alguns meses.
Desde que Musk entrou para o Twitter, em Novembro de 2022, apenas 640,000 utilizadores da plataforma realmente adquiriram o Twitter Blue. Este valor será consideravelmente pequeno, se tivermos em conta o volume de utilizadores que o Twitter possui na totalidade.
No entanto, o mais interessante de analisar será que, mesmo os utilizadores que inicialmente se encontravam com o Twitter Blue, agora encontram-se a deixar de subscrever ao mesmo. Segundo os dados mais recentes, de aproximadamente 150,000 utilizadores que estariam entre os primeiros a obterem o Twitter Blue, apenas 68.157 ainda se encontram com a subscrição ativa atualmente.
Ou seja, se tivermos em conta estes dados, cerca de 81,843 utilizadores, ou 54.5% dos 150.000, deixaram de subscrever ao Twitter Blue quando este foi lançado em Novembro. Este valor é consideravelmente elevado para uma perda de utilizadores numa plataforma de subscrição.
De acordo com um estudo realizado pela empresa Recurly o ano passado, a média de desativações anuais para serviços de subscrição encontra-se a rondar os 5.57% na grande maioria das empresas. O Twitter encontra-se, desta forma, com um valor consideravelmente mais elevado – tendo em conta que os dados dizem respeito apenas aos primeiros 150.000 utilizadores que obtiveram o Twitter Blue em Novembro.
No entanto, é também importante sublinhar que nem todos os utilizadores nestes dados podem ter realmente cancelado de forma permanente o Twitter Blue. Alguns podem apenas ter deixado de usar a plataforma, para retornarem uns meses mais tarde. Ainda assim, os valores atuais estimados de contas que se encontram no Twitter Blue não abonam a favor da empresa.
Em parte, isto pode dever-se ao facto que o Twitter Blue, apesar de todas as funcionalidades e extras que oferece para os utilizadores do Twitter, não chega a cativar os mesmos para se manterem com as suas subscrições.
Ao mesmo tempo, quem possui mais interesse será pequenos utilizadores do Twitter, com menos de 1000 seguidores, que esperam que a verificação possa aumentar as suas interações dentro da plataforma.
Os últimos dados do Twitter indicam que 291,183 contas no Twitter Blue possuem menos de 1000 seguidores, e 107.492 possuem menos de 100 seguidores. Existem ainda contas que nem sequer possuem um único seguidor, com 3352 contas nestas condições.