1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Fax em cima da mesa

 

Atualmente o mundo liga-se sobretudo pela internet, sendo que existem algumas tecnologias do passado que deixaram de ser usadas em larga escala. Uma delas serão os Faxes, que apesar de úteis em tempos, numa era do email e das mensagens diretas, torna-se cada vez menos uma prioridade para a grande maioria das empresas.

 

No entanto, isso não quer dizer que estas não tenham ainda os seus faxes ativos, e existem razões para tal. Na verdade, um recente estudo realizado pela empresa Bitkom, que analisou 505 empresas na Alemanha, indica que 82% das mesmas ainda possuem uma linha de fax dedicada.

 

Na verdade, o estudo indica ainda que algumas das empresas indicam usar o fax de forma regular ou muito regular, portanto ainda existe alguma necessidade desta tecnologia, embora muitos a vejam como ultrapassada.

 

Apesar de ainda existir um número elevado de linhas de fax ativas – pelo menos no estudo da Alemanha – o uso das mesmas tem vindo a cair consideravelmente ao longo dos anos. A utilização regular do chat caiu de 62% em 2018 para 40% em 2022.

 

Com isto, apesar de ainda existirem linhas ativas em grande parte das empresas, o uso que as mesmas estão a dar à tecnologia é cada vez menor. Mas isto levanta ainda outras questões, como é a do motivo pelo qual as empresas ainda continuam a usar esta tecnologia, se existem alternativas consideravelmente superiores.

 

Um dos motivos apontados para se ainda usar o fax encontra-se derivado com o próprio canal de comunicação, que garante que os conteúdos são enviados para a outra parte – e não acabam numa caixa de spam ou ignorados no meio de centenas de outros emails. Ao mesmo tempo, existem ainda desafios para as pequenas empresas de alterarem, completamente, as suas infraestruturas para deixarem de usar tecnologias antigas – sobretudo em sistemas que estão implementados faz alguns anos.

Se novas empresas podem optar por ter as suas plataformas totalmente digitais, algumas entidades mais antigas que ainda se encontrem ativas podem optar por usar, invés disso, as tecnologias que mantinham nos últimos anos.

 

Seja como for, a ideia geral será que as tecnologias de fax estão cada vez mais a desaparecer do mercado, lentamente, mas a desaparecer.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech