1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Logo da Google com vassoura de limpeza

 

A Google encontra-se a preparar para realizar uma "limpeza" nos seus serviços, e se possui contas antigas que não costuma aceder, talvez seja a altura certa para o fazer.

 

A empresa confirmou que vai começar a remover contas pessoais que se encontrem inativas, no que será considerado uma limpeza da plataforma para contas inutilizadas. Qualquer conta que não tenha sido acedida faz algum tempo pode estar em risco de ser eliminada, juntamente com todos os dados existentes na mesma.

 

Na mensagem publicada pela empresa no seu blog, esta alerta que vai começar, no final deste ano, a remover estas contas inativas. A empresa considera uma conta "inativa" as que não tenham qualquer género de login nos últimos dois anos.

Estas contas podem encontrar-se em risco de serem removidas, juntamente com todos os conteúdos associados às mesmas – o que inclui dados do Gmail, Docs, Drive, Calendário, YouTube e Fotos.

 

A empresa afirma que o principal motivo para a remoção destas contas estaria relacionado com a segurança. Contas antigas muitas vezes acabam por usar senhas que podem ser comprometidas ou que se encontrem inseguras, e permanecem ativas mesmo que os utilizadores não as usem ativamente. Isto pode permitir que atacantes explorem estas contas para os mais variados fins.

 

Ao mesmo tempo, estas contas podem também não ter meios de segurança alternativos, como a autenticação em duas etapas, ficando ainda mais expostas a possíveis ataques e usos abusivos.

Os dados da empresa apontam que as contas inativas da Google tendem a ter mais probabilidade de nunca terem ativado a autenticação em duas etapas, e como tal, encontram-se em sério risco de serem comprometidas.

 

A remoção de contas deve começar em Dezembro de 2023, começando pelas que foram criadas mas nunca usadas ativamente. Os utilizadores que estejam em risco de ser eliminados devem receber várias notificações nos emails associados com as contas, para poderem ter a possibilidade de aceder às mesmas e evitar a eliminação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech