Tal como estava previsto faz algum tempo, está a chegar a data em que a Google vai começar a remover contas inativas da sua plataforma, o que pode afetar quem tenha contas antigas das quais não usa regularmente.
A Google vai começar a remover, a partir de 1 de Dezembro de 2023, contas inativas da sua plataforma que não tenham sido acedidas ou ativamente usadas durante mais de dois anos. A medida era algo que se encontrava previsto faz alguns meses, mas agora encontra-se na reta final para começar a ser implementada.
Segundo a empresa, esta medida será focada também a nível de segurança, tendo em conta que a empresa considera que as contas inativas são até dez vezes mais propicias a serem atacadas, e usadas para os mais variados esquemas. Algumas destas contas podem nem sequer possuir autenticação em duas etapas ativa, o que eleva ainda mais o risco.
Com isto em mente, a partir de dezembro, as contas que não tenham registado um login nos últimos dois anos serão consideradas inativas, e consequentemente eliminadas da plataforma. De notar que a Google não vai remover contas que tenham subscrições ativas, ou onde tenham vídeos publicados no YouTube – estas devem continuar ativas na normalidade, embora a empresa recomende que os utilizadores acedam às mesmas.
Apesar de a empresa ter indicado que este processo vai começar a 1 de Dezembro, isso não quer dizer que a medida vai ser aplicada para todos nesta altura. A eliminação das contas será um processo gradual, que possivelmente demorará semanas ou até meses a ser concluído.
De notar que a Google tem vindo a enviar notificações para os endereços de email das contas inativas, bem como os endereços de recuperação das mesmas, informando da medida. Ainda assim, podem existir contas que os utilizadores tenham usado no passado que não possuem estes sistemas, e como tal, apenas com o login será possível prevenir a eliminação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!