1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Código fonte com malware integrado no mesmo

 

Uma das primeiras regras de segurança é manter o software atualizado para as versões mais recentes, que normalmente contam com correções importantes que vão sendo descobertas de falhas e bugs. Ao mesmo tempo, manter as aplicações atualizadas previne que malware também possa chegar aos sistemas através da exploração de vulnerabilidades.

 

No entanto, por muito que os programadores destas aplicações lancem atualizações e correções, ainda cabe aos utilizadores realmente instalarem as mesmas, o que nem sempre acontece.

 

Com isto, foi recentemente identificada uma nova campanha de malware, que se encontra a explorar uma falha de segurança no Microsoft Office, que tinha sido descoberta em 2017, mas ainda se encontra ativa em muitos sistemas desatualizados.

 

Tudo o que as vítimas necessitam de realizar para terem os seus sistemas infetados é descarregar e abrir um documento do Excel. Este distribui-se sobretudo via email, em campanhas de spam, e onde as vítimas são enganadas para levar à abertura do ficheiro.

No entanto, caso o realizem, e tenham uma instalação do Office vulnerável, estão diretamente a dar permissão para malware se instalar no sistema.

 

Imagem dos ficheiros infetados

 

A mesma falha pode também se explorada em ficheiros do Word, com o mesmo método de ataque. Em ambos os casos, os utilizadores acabam por infetar os sistemas apenas porque abriram o ficheiro.

 

Para este fim, a exploração começa com o malware a ser executado em software que se encontra desatualizado. Os documentos exploram uma falha que foi originalmente identificada em 2017, mas infelizmente, ainda existem muitos utilizadores que não atualizaram as suas instalações do Office desde então.

 

A principal linha de defesa para os utilizadores será manterem o software dos seus sistemas constantemente atualizado, o que evita a prevenir ataques, ao mesmo tempo que também permite o acesso a novas funcionalidades que foram sendo lançadas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech