Os servidores DNS são uma parte essencial de qualquer comunicação na internet, sendo os responsáveis por "traduzir" os endereços dos sites que se visita para o IP associado aos servidores onde se encontram. Estes são os que permitem aceder a "tugatech.com.pt" invés de ter de introduzir o IP individual do sistema.
No entanto, desde o final da semana passada que alguns utilizadores da MEO encontram-se a reportar problemas com os seus DNS. De acordo com vários relatos de utilizadores, os DNS da empresa encontram-se a falhar no carregamento de determinados endereços, levando a erros de ligação.
As falhas ocorrem para utilizadores que se encontram a usar os DNS padrão da MEO – que poderá ser uma grande maioria dos utilizadores – sendo que as falhas encontram-se diretamente relacionadas com os mesmos.
Os relatos apontam falhas na abertura de sites ou carregamento de determinados conteúdos dos mesmos – derivado de falhas na resolução dos endereços via os servidores DNS da empresa.
O TugaTech confirmou a existência de falhas usando a plataforma RIPE Atlas, onde usando os DNS padrão da empresa, fornecidos para as ligações domésticas da mesma, confirma-se a existência de falhas em vários pontos de Portugal e para diversos endereços.
Curiosamente, muitas das falhas verificam-se em sites que possuem configurados registos DNS em formato IPv4 e IPv6 (invés de apenas IPv4).
As falhas, apesar de terem sido sentidas com maior impacto durante o fim de semana, começaram a surgir no final da semana passada, com utilizadores a reportarem a inacessibilidade de acessos a diferentes endereços.
Até ao momento não existe uma confirmação oficial da MEO sobre o problema, apesar dos relatos. Uma forma de resolver o problema passa por configurar os sistemas para usarem servidores DNS alternativos – por exemplo, o 8.8.8.8 da Google ou 1.1.1.1 da Cloudflare.
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