Os utilizadores que tenham contas do Outlook com o antigo domínio “hotmail.com”, durante o dia de hoje podem ter verificado vários problemas nas entregas de mensagens do mesmo.
Os relatos de falhas começaram a surgir no início do dia, quando os utilizadores começaram a reportar que as suas mensagens, enviadas pela plataforma, estariam a retornar erros de entrega devido a falhas no registo SPF.
Este registo corresponde a uma validação, usada por diferentes filtros de spam, a garantir que as mensagens foram enviadas pelos servidores corretos – e previne que terceiros possam usar o domínio para enviar mensagens fraudulentas.
Este registo é criado via uma entrada DNS nos registos do domínio, contendo os endereços IP dos servidores associados ao envio de mensagens. No entanto, por alguma razão, o registo foi alterado do antigo domínio hotmail.com, removendo uma parte essencial de onde eram indicados vários IPs associados a servidores da Microsoft para o envio.
Isto encontra-se a causar vários problemas nas entregas de mensagens, com utilizadores a relatarem falhas e rejeições dos filtros de spam em mensagens enviadas das suas contas. De notar que a falha apenas afeta emails que tenham o domínio @hotmail.com.
De momento, o registo DNS ainda não foi atualizado, portanto os utilizadores ainda podem continuar a verificar problemas. Desconhece-se quando a empresa vai implementar a correção – tendo em conta que, mesmo depois de implementada, ainda pode demorar várias horas para que seja feita a propagação das mudanças na internet.
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