A Opera tem vindo a testar algumas novidades no mercado dos navegadores, criando versões adaptadas dos mesmos para cada público. Uma das versões que se encontrava em testes nos últimos meses era o Opera One, uma versão adaptada para integrar Inteligência Artificial no mesmo.
Depois de alguns meses em testes, agora este chega na sua versão final para Windows, Mac e Linux. A nova atualização final encontra-se já disponível no site da entidade.
A Opera integrou no mesmo várias funcionalidades focadas em IA, incluindo um assistente dedicado da empresa conhecido como Aria. Este integra-se diretamente com o modelo GPT para ajudar os utilizadores nas suas questões, sem que estes tenham de sair do navegador ou aceder a sites para tal.
Esta IA pode ainda criar rapidamente alguns conteúdos, além de permitir ainda responder a algumas questões sobre os produtos da Opera. O Aria integra-se ainda com os sites que os utilizadores visitem, sendo possível rapidamente obter informações dos mesmos.
Apesar de o Aria encontrar-se integrado no navegador, a Opera afirma que os utilizadores não precisam de interagir com o mesmo caso não pretendam – o Opera One pode continuar a ser usado como um navegador independente de qualquer forma, mas focado para IA.
Além disso, a Opera afirma que este novo navegador vai contar com um design modular, onde apenas os componentes que os utilizadores necessitam são efetivamente instalados. Este sistema permite evitar que o navegador tenha módulos desnecessários a correr em segundo plano.
Os utilizadores interessados em testar esta nova versão podem descarregar a mesma no site da Opera.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!