Desde que foi oficialmente lançada, a placa gráfica RTX 4060 Ti da NVIDIA tem vindo a ser alvo de duras críticas. E parece que a empresa ainda não se consegue redimir deste facto, nem mesmo com a sua nova versão – que parece vir a complicar ainda mais as coisas.
A versão de 8 GB da RTX 4060 Ti, quando foi lançada, foi também fortemente criticada, em parte porque apenas fornecia um desempenho ligeiramente acima de 10% face ao modelo anterior da 3060 Ti. Isto não seria aceitável, tendo em conta o preço de lançamento da gráfica em 2023.
Com isto, praticamente todas as reviews da placa deixaram a recomendação para que a mesma não fosse adquirida – e quem pretende-se uma placa idêntica e até mais barata, bastaria ir para a RTX 3060 Ti.
Para tentar redimir deste facto, a NVIDIA apresentou recentemente a sua nova RTX 4060 Ti de 16 GB de VRAM. Este modelo, teoricamente, possui as mesmas características que a versão de 8 GB, mas conta com mais capacidade de VRAM – o que deveria ajudar a tratar de alguns jogos mais recentes.
No entanto, parece que as reviews iniciais indicam o oposto: a placa chega a ser mais lenta que até o modelo de 8 GB, apesar de custar quase 100 dólares mais.
A MSI realizou recentemente uma transmissão de review da nova placa, comparando a mesma com o modelo de 8 GB. Nos resultados, a versão de 16 GB acaba por ter um desempenho final pior do que a versão anterior – embora os valores não sejam consideráveis, a diferença é suficiente para a colocar abaixo do modelo com menos VRAM.
Como seria de esperar, as recomendações para esta placa voltam a complicar-se, com a maioria a não recomendar a compra, e a deixarem como alternativa até o modelo que anteriormente era visto como “mau”, não sendo justificado os 100 dólares adicionais apenas para mais capacidade de VRAM.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!