A Meta tem vindo a focar-se consideravelmente em tecnologias focadas em Inteligência Artificial, e ainda de forma recente a empresa confirmou que iria disponibilizar o novo modelo Llama 2 de forma open source – tanto para fins acadêmicos como comerciais.
Agora, a empresa pode estar a trabalhar em algumas novidades para integrar essas tecnologias de IA no Instagram. De acordo com o programador Alessandro Paluzzi, a Meta encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o Instagram, que poderá identificar os conteúdos criados via IA.
Nas imagens, parece que o sistema vai funcionar como um alerta sempre que seja identificado conteúdo que pode ter sido criado de forma artificial, usando ferramentas de IA. Ao mesmo tempo, algumas das imagens apresentam ainda a indicação de que a imagem foi criada usando a “IA da Meta”.
Isto pode indicar que o Instagram pode vir a receber alguma funcionalidade que permita a criação rápida de conteúdos via IA. No entanto, ainda se desconhece como este sistema iria verdadeiramente funcionar.
A ideia parece ser criar uma forma dos utilizadores rapidamente identificarem conteúdos que foram criados usando ferramentas de IA, algo que outras plataformas sociais também se encontram a estudar a melhor forma de aplicar. Em parte, esta medida surge também como uma preocupação de vários meios de como conteúdos enganadores criados usando IA podem propagar-se em plataformas sociais – onde o Instagram está incluído.
Ao mesmo tempo, as mensagens deixadas nas imagens parecem indicar que a Meta também se encontra a estudar a possibilidade de integrar algum género de tecnologia de IA sob a plataforma, para facilitar a criação de conteúdos na mesma.
Como este sistema iria funcionar ainda é um mistério, e para já a Meta não deixou comentários relativamente à funcionalidade e descoberta.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!