O TikTok confirmou que vai começar a aplicar medidas mais rigorosas para conteúdos criados por IA, nomeadamente a marcar os mesmos dentro da sua plataforma.
De acordo com o comunicado da empresa, esta irá apostar em aplicar mais rigorosamente a tag de conteúdos criados por IA em vídeos e imagens que sejam partilhados na sua plataforma, mesmo que tenham sido criados por ferramentas externas.
A plataforma vai começar a aplicar medidas para identificar automaticamente os conteúdos criados por IA, nomeadamente através das marcas de água que esses conteúdos possam ter. De notar que os termos do TikTok já indicam que os criadores devem marcar conteúdos “realistas” criados por IA – mas esta medida ainda se encontra bastante dispersa de ser aplicada, e necessita na maioria dos casos de intervenção dos próprios utilizadores para tal.
A ideia será o TikTok agora usar ferramentas automáticas para identificar e marcar estes conteúdos, tornando também os mesmos mais seguros para os utilizadores finais, e evitando a propagação de falsas informações pela plataforma.
Uma das formas que a empresa irá usar será validar imagens e vídeos que tenham marcas de água, que são normalmente adicionadas pelas ferramentas de IA, algumas até mesmo de forma invisível para os utilizadores. Estas indicam claramente que os conteúdos foram criados por IA.
Além disso, a empresa vai ainda usar um sistema de credenciais que são usadas neste formato de conteúdos, e que muitas vezes permitem identificar o conteúdo original usado para a criação da IA, bem como a ferramenta usada para tal tarefa.
O TikTok sublinha que a ferramenta ainda estará em desenvolvimento, e portanto, pode não marcar todos os vídeos que sejam criados via IA, mas será um primeiro passo para adotar medida mais seguras dentro da plataforma face a este género de conteúdos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!