Nos últimos tempos, o ChatGPT tem vindo a ser um dos temas de destaque pela Internet, em parte pela inovação que a tecnologia veio trazer para o mercado. Esta foi de tal forma significativa que levou mesmo algumas entidades a banirem completamente a plataforma dos seus sistemas.
Entre essas entidades encontram-se várias escolas, que começaram a banir o uso do ChatGPT pelos estudantes para realizarem trabalhos. No entanto, ainda é consideravelmente difícil de identificar quando um conteúdo é criado via IA ou pelo próprio estudante.
É aqui que entra a nova plataforma "DetectGPT". Esta extensão para navegador do Google Chrome permite ajudar os utilizadores a identificarem conteúdo que tenha sido criado com base em IA, sobretudo através da plataforma da OpenAi.
A extensão analisa o conteúdo de uma página web ou de um documento, de forma a identificar se o seu conteúdo pode ter a probabilidade de ter sido criado por um sistema automático, usando o modelo de linguagem GPT.
O DetectGPT tenta analisar os conteúdos do texto, de forma a identificar padrões que são criados usando mecanismos da linguagem GTP. Além disso, o mesmo pode fornecer um grau de confiança em como esses conteúdos foram criados usando IA ou não.
Obviamente, a ferramenta encontra-se longe de ser perfeita, e ainda possui alguns casos de falsos positivos. No entanto, pode ser uma ajuda preciosa para quem pretenda saber se um determinado conteúdo foi criado de forma artificial ou não.
De momento o DetectGPT apenas se encontra disponível como uma extensão para navegador, sendo que os utilizadores podem instalar o mesmo diretamente da Chrome Web Store.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!