1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Steam logo sobre fundo de IA

 

A Valve encontra-se a aplicar algumas novas regras nos jogos que podem ser publicados na Steam, sendo que as novas medidas podem ter grandes impactos para a comunidade.

 

A partir de agora, os títulos que se encontrem na Steam não podem usar conteúdos que tenham sido criados por Inteligência Artificial. Basicamente, se um determinado objeto ou item dentro de um jogo tiver sido criado usando tecnologias de IA, este não pode ser publicado na Steam.

 

Esta confirmação foi recentemente deixada no Reddit, com uma mensagem da Valve a explicar a restrição. Apesar das regras da Steam não indicarem que os conteúdos criados por IA estão inteiramente banidos da plataforma, a empresa sublinha que não irá permitir os que tenham sido criados sem que se tenha certezas sobre a origem dos direitos desses mesmos conteúdos.

 

Isto pode levantar questões na altura de usar ferramentas de IA para criar os conteúdos, visto que a grande maioria usa fontes das quais podem não ser possíveis determinar a origem dos direitos de autor.

 

A Valve refere que, quando estas ferramentas são usadas, os programadores devem fornecer os dados que confirmem que todas as fontes usadas para o treino do modelo de IA foram tidas em conta com conteúdos dos quais se tenha os respetivos direitos.

 

De notar que isto não se aplica apenas a jogos que tenham imagens, mas também para conteúdos como texto e música. Ou seja, as novas regras da Steam adicionam uma camada adicional de legalidade a ser verificada para os conteúdos antes destes serem criados – e a grande maioria das ferramentas de IA existente não se enquadram nas novas regras.

 

De notar que, para já, a Valve ainda não clarificou totalmente esta medida. Ao mesmo tempo, existem jogos atualmente na Steam que claramente indicam que os seus conteúdos, seja de texto ou música, foram criados usando IA. Portanto, o bloqueio pode não ser aplicado de forma “global”, mas ainda assim será uma nova regra controversa para quem pretenda publicar os seus conteúdos na plataforma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech