Existem sempre novos esquemas e burlas a surgir pela internet, e os mais recentes agora parecem focar-se em enganar as vítimas, usando para tal falsos alertas enviados pela Autoridade Tributária.
Numa nova campanha de spam, que se encontra a propagar em força pela internet, as potenciais vítimas recebem um email a notificar para divergências na entrega do IRS, alegadamente enviado pela Autoridade Tributária.
A mensagem descreve que foram identificados erros na entrega do IRS, e que os utilizadores devem aceder a um link para obter o suposto relatório do caso. O download redireciona para um site externo, que não se encontra sobre o domínio da Autoridade Tributária, e onde se procede com o download do alegado documento.
No final, o que o utilizador se encontra a descarregar é o malware, que procede com a instalação das atividades maliciosas no sistema e o roubo de potenciais dados sensíveis.
A primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção a qualquer mensagem que venha como origem de fontes desconhecidas. Sobretudo quando estas aparentam ser enviadas por fontes “oficiais”, e informam para realizar tarefas suspeitas, como descarregar documentos de sites desconhecidos.
Verifique sempre a origem das mensagens. No caso da Autoridade Tributária, todos os alertas devem ficar disponíveis também no portal das finanças, sendo que se recomenda o acesso direto ao mesmo para averiguar qualquer eventualidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!