A autoridade tributária encontra-se novamente a alertar os contribuintes para um aumento no número de emails associados com esquemas, que pretendem levar as vítimas a descarregar conteúdos maliciosos para os seus sistemas e que estão a ser divulgados sobre o nome da autoridade.
Em causa encontra-se um email, supostamente enviado pelas Finanças, a requerer que o contribuinte realize algumas correções na sua declaração do IRS. Este email é acompanhado de um link, que na maioria dos casos redireciona as vítimas para o conteúdo malicioso.
No comunicado da Autoridade Tributária, esta alerta para o facto que estes emails “são falsos e devem ser ignorados”. Se as vítimas descarregarem o conteúdo que é pedido, estarão a instalar malware sobre os seus sistemas para os mais variados fins.
De notar que os ficheiros descarregados podem fazer-se passar como documentos do Office, PDFs ou outros conteúdos legítimos, na tentativa de levar os utilizadores a descarregar os mesmos.
Como sempre, é importante que os utilizadores tenham conhecimento de não descarregarem conteúdos de fontes desconhecidas, ainda mais quando estas surgem por meios que não são habitualmente usados para tal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!