1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Logo da Internet Archive

 

A Internet Archive é uma das plataformas mais conhecidas para o arquivo de conteúdos antigos, tendo um largo repertório de conteúdos digitais que foram sendo recolhidos ao longo dos anos. A entidade foca-se em tentar salvaguardar os conteúdos para o futuro, evitando que sejam perdidos com o tempo.

 

No entanto, ao longo dos anos, a entidade tem sido também alvo de alguns casos nos tribunais. E recentemente, a mesma volta a ser o foco de alguns dos maiores estúdios de música no mundo.

 

A Sony Music Entertainment, Universal Music Group e vários outros pequenos estúdios terão recentemente confirmado um novo processo contra a Internet Archive, acusando a mesma de violação de direitos de autor ao digitalizar determinados conteúdos da sua plataforma.

Em causa encontra-se o arquivo de várias músicas datadas de antes de 1972, e que terão sido enviadas, arquivadas e distribuídas pela plataforma da entidade. Em particular, os grupos da indústria discográfica encontram-se a processar a entidade pelo Great 78 Project, um projeto focado em preservar as músicas de discos 78rpm.

 

As empresas acusam a Internet Archive de diretamente violar os direitos de autor ao realizar o arquivamento de conteúdos associados a vários artistas, com nomes como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Miles Davis, entre outros, através do Great 78 Project.

As empresas afirmam que todas as músicas que foram arquivadas como parte deste projeto já se encontram em outras plataformas de streaming, sendo distribuídas de forma legal, e que não enfrentam qualquer processo de serem “perdidas”.

 

No entanto, a Internet Archive afirma que ainda existe valor histórico e de investigação ao preservar os conteúdos originais num formato que não pode ser replicado da mesma forma em plataformas digitais de streaming. No entanto, a justificação não parece ser de encontro com as ideias das empresas do mundo da música, a qual alega que a Internet Archive encontra-se a agir de forma a distribuir gratuitamente e ilegalmente as músicas recolhidas.

 

Os estúdios encontram-se a requerer o pagamento de 150,000 dólares por cada música que tenha sido recolhida neste projeto, o que pode atingir mais de 372 milhões de dólares em coimas para a entidade, caso seja confirmado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech