A inteligência Artificial possui vários usos no dia a dia, e alguns dos quais podem ajudar a prevenir situações que se poderiam complicar. Uma delas será em potencialmente salvar milhares de hectares de floresta, com um recente projeto que se encontra a ser realizado na Califórnia.
O Departamento de proteção da floresta e de incêndios florestais da Califórnia confirmou recentemente que vai começar a usar um novo sistema de IA, focado em ajudar a identificar e alertar aos primeiros sinais de possíveis focos de incêndio.
Criado em parceria com a Universidade de San Diego, o sistema, apelidado de Alert California AI, vai usar mais de 1032 câmaras distribuídas por pontos estratégicos da zona florestal da região, e irá usar IA para automaticamente identificar possíveis focos de incêndio.
O sistema vai usar as imagens das câmaras para automaticamente identificar zonas onde possam estar a ocorrer focos de incêndio, permitindo uma resposta mais rápida das autoridades. A contenção de focos de incêndio nas suas primeiras fases é bastante importante para prevenir que o mesmo se alastre e possa assumir frentes mais complicadas para os meios de segurança.
De acordo com a Reuters, o sistema já se encontra ativo desde Julho, e já foi usado para prevenir alguns focos com sucesso. O sistema foi capaz de identificar um incêndio durante a noite, tendo alertado rapidamente as autoridades – que conseguiram conter o mesmo na sua fase inicial.
Sem este sistema, o alerta poderia ter demorado mais horas, até que fosse identificado por um dos operadores a ver as transmissões.
A IA é capaz de identificar as diferentes ações atmosféricas, sendo ainda capaz de diferenciar focos de incêndio de outras situações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!